30 de maio de 2016

PANORAMA GERAL

APRESENTAÇÃO


Este webfólio foi desenvolvido como resultado das impressões e conhecimentos desenvolvidos em Trabalho de Campo da disciplina de Comércio Exterior, - componente da Graduação Tecnológica em Comércio Exterior da FATEC/Barueri - ministrada pelo Profº Ms. Givan Fortuoso,  para cidade de Santos - SP (MUNICÍPIO DE SANTOS). 
O trabalho desenvolveu-se em torno da visita ao Museu do Café (MUSEU DO CAFÉ), antigo edifício da Bolsa Oficial do Café, para compreender e inferir a importância do ciclo do café no desenvolvimento econômico do Brasil, inclusive das atividades de comércio exterior.
Em um segundo momento visitamos o Porto de Santos (PORTO DE SANTOS) em um passeio panorâmico de escuna. Nesse passeio podemos compreender as dimensões do porto e quanto o mesmo é importante para o comércio exterior brasileiro. 

Mosaico elaborado pelos componentes do grupo.

Mosaico elaborado pelos componentes do grupo.
Impressões iniciais (Ilmara Assis, 07/05/16)





MUSEU DO CAFÉ: HISTÓRICO.

MUSEU DO CAFÉ : RESUMO HISTÓRICO



A Bolsa do Café de Santos iniciou suas atividades em 1917, até então, as atividades de negociações do café aconteciam em pequenas salas de uma repartição. Com o aumento do volume das negociações, era preciso obter uma sede, um local de maior tamanho e conforto. Assim foi inaugurada em 7 de setembro de 1922 a sede da Bolsa do Café de Santos.



Saguão principal da Bolsa do Café: Local onde a produção era vendida
 (Foto: Patrícia Gomes, 07/05/2016)
Composto por mais de 50 cadeiras e uma mesa principal, o Salão do Pregão era o local mais importante para a economia brasileira na década de 1910. Neste local eram decididos os preços e condições para a compra e venda do café. Além das cadeiras para os negociadores, havia também uma pequenina mesa a frente, onde havia a possibilidade de conferir o café que estava em negociação. 



Vitral com obra de Benedicto Calixto: A visão de Anhanguera
( Foto Patrícia Gomes, 07/05/2016)

Na grandiosa Sala dos Pregões há no teto o vitral ‘A visão de Anhanguera’, de autoria de Benedicto Calixto. 















Painel de Benedicto Calixto sobre a história da Comarca de Santos
 (Foto: Patrícia Gomes, 07/05/2016).

Três gigantescos painéis que enfeitam a parede do fundo; o maior, localiza se na parte central da parede, tem 153 figuras, representando a elevação de Santos à categoria de vila, com a parte real nítida e o sonho do progresso no futuro, esfumado.













Visão da Baía de Santos sob ótica de Benedicto Calixto
(Foto: Patrícia Gomes, 07/05/106).
 Já os painéis das laterais mostram a concepção do artista sobre a paisagem de Santos no período como ele percebia a Baía de Santos.

O local permaneceu ativo até 1986, porém em determinados períodos este permanecia fechado, como por exemplo em 1929, na Quebra da Bolsa de Nova York. O último pregão ocorreu em meados de 1950, quando os negócios do café foram transferidos para São Paulo. Porém em 1986, funcionou para a divulgação da cotação do café no mercado internacional. 
Linha histórica (Ilmara Assis, 07/05/2016)

Já o Museu do Café, foi criado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a história do café no país. Entre objetos ligados ao café e documentos que formam seu acervo é possível perceber como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão intimamente ligados. 
Mapa representativo sobre a expansão da produção
cafeeira pelo território brasileiro
 (Foto: Erik Fonseca, 07/05/2016).

O café tem uma importância muito grande na história do Brasil, tendo em vista que foi durante muito tempo a maior riqueza, e que proporcionou um rápido desenvolvimento do país. Com o cultivo do café em diversas regiões, várias cidades surgiram, ferrovias foram construídas para transporte do produto, intensiva chegada de imigrantes para o país, consolidação da classe média, intensificação dos movimentos culturais e dentre outros diversos aspectos.

MUSEU DO CAFÉ: PERCEPÇÕES E CURIOSIDADES.

PERCEPÇÕES SOBRE O MUSEU

O Museu do Café revela a grande importância do café no desenvolvimento das atividade econômicas brasileiras durante o século XIX e início do século XX. Inicialmente a produção cafeeira utilizou-se de mão-de-obra escrava, mas que durante o século XIX, foi gradativamente pelos imigrantes europeus principalmente os italianos. As inovações tecnológicas como as linhas férreas foram muito influenciadas pelo desenvolvimento das atividades cafeeiras.
Histórias sobre o café (Ilmara Assis, 07/05/2016)

 O café foi fundamental para o recrudescimento das atividade de comércio exterior brasileiras.
O edifício que hoje abriga o Museu foi construído para abrigar a Antiga Bolsa do Café. O capital gerado pela cafeicultura era tão sobejante que o edifício foi construído em dois anos  ( 1920 1922), o que foi um recorde para os padrões atuais (VEJA MAIS CURIOSIDADES). A presença de elementos arquitetônicos suntuosos, como vitrais, colunas de granitos, pisos de mármores Carrara, colunatas e sancas como elementos sofisticas, além de uma fachada com muitas esculturas revelam a opulência e grandiosidade do desenvolvimentos advindo do capital cafeeiro.
Placa da Bolsa do café, que paro de funcionar na década de 1950. O prédio passou a abrigar o Museu do Café a partida de 1998. (Foto: Erik Fonseca, 07/05/20160

Fachada do edifício revela os elementos de arquitetônicos ecléticos (Erik Fonseca, 07/05/2016).


Vista interna do pórtico central do prédio (Foto: Erik Fonseca, 07/05/2016).


Vitral no saguão central do "Pegrão" (Foto: Erik Fonseca, 07/05/2016).


Colunatas de granito com detalhes neoclássicos (Foto: Erik Fonseca, 07/05/2016).


Mostruário de café da Café do Ponto S. A. (Foto: Erik Fonseca, 07/05/2016).

PORTO DE SANTOS: HISTÓRICO E FORMAÇÃO.

AS ORIGENS DO PORTO DE SANTOS.

A história do Porto de Santos está atrelada ao desenvolvimento da cidade de Santos, bem como o desenvolvimento econômico do Brasil.
A data de inauguração oficial do Porto de Santos é 2 de fevereiro de 1892, administrado pela Companhia Docas de Santos. Sua posição foi escolhida de modo estratégico, pois a mesma possibilitou no século XVI a proteção da cidade e seu comércio de ataques piratas e corsários ingleses, como o famoso Thomas Cavendish, que segundo documentos e contos orais invadiu a cidade de Santos em 1560.
A relevância econômica do porto de Santos torna-o o principal ponto de escoamento das exportações e importações brasileiras, segundo matéria da Folha de S. Paulo (Folha S. Paulo - Porto de Santos) o Porto de Santos é o 39° maior porto do mundo na movimentação de contêineres (2,446 milhões de teus - unidades equivalentes a contêineres de 20 pés).
O Porto foi responsável pela modernização da orla pois substituiu antigas estruturas rudimentares de armazéns por novos armazéns, que associados a implementação da via férrea da São Paulo Railway Company, possibilitou o aumento gradativo das atividades de comércio Exterior do Brasil.

"Por mais de três séculos e meio, o Porto de Santos, embora tivesse crescido, manteve-se em padrões estáveis, com o mínimo de mecanização e muita exigência de trabalho físico. Além disso, as condições de higiene e salubridade do porto e da cidade resultaram altamente comprometidas, propiciando o aparecimento de doenças de caráter epidêmico. 

O início da operação, em 1867, da São Paulo Railway, ligando, por via ferroviária, a região da Baixada Santista ao Planalto, envolvendo o estuário, melhorou substancialmente o sistema de transportes, com estímulo ao comércio e ao desenvolvimento da cidade e do Estado de S. Paulo. 
(...)Em 1980, com o término do período legal de concessão da exploração do porto pela Companhia Docas de Santos, o Governo Federal criou a Companhia Docas do Estado de S. Paulo-Codesp, empresa de economia mista, de capital majoritário da União. 

Em 2013, o Porto de Santos superou a marca dos 114 milhões de toneladas movimentadas, antecipando em um ano a projeção base para 2014 que era a movimentação de 112,6 milhões de toneladas." (Fonte:Histórico do Porto de Santos


Sacaria de café utilizada na exportação de café no Porto de Santos (Foto: Patrícia Gomes, 07/05/2016).
Imagens históricas do Porto de Santos (Ilmara Assis, 07/05/2016)
Imagem histórica no Museu do Café: Primeiras grandes obras no Porto de Santos (Foto: Erik Fonseca, 0705/2016).






PORTO DE SANTOS: PERCEPÇÕES.

VISÃO PANORÂMICA DO PORTO DE SANTOS.

A visita ao Porto de Santos  foi um importante momento do trabalho de campo, pois possibilitou observar as proporções das operações no porto, bem como as dinâmicas e fluxos da Baía de Santos
O volume de cargas que transita pelo Porto de Santos é significativo (RELATÓRIO ANUAL DO PORTO). 
Há uma grande diversidade de cargas que circulam por Santos: commodities (soja, açúcar, etc.), cargas conteinerizadas, automóveis e muitos granéis líquidos.




Visão panorâmica da Baía de Santos (Foto: Erik Fonseca, 07/05/2016)

Porta-contêineres (Foto: Erik Fonseca, 07/05/2016)

Porta-contêineres da Hambug Süd (Foto: Erik Fonseca, 07/05/2016)


Graneleiro à direita e Navio de Cargas Gerais à esquerda (Foto: Patrícia Gomes, 07/05/2016).

Portêineres (Foto: Patrícia Gomes, 07/05/2016).

Graneleiro (Bulk Carrier) sendo manobrado por navio reboque (Foto: Patrícia Gomes, 07/05/2016).

Silos de armazenamento de grãos (Foto: Patrícia Gomes, 07/05/2016).

Barco do Corpo de Bombeiros (Foto: Patrícia Gomes, 07/05/2016).

Navio de cargas gerais (Foto: Patrícia Gomes, 07/05/2016).

Navio de cargas gerais (Foto: Patrícia Gomes, 07/05/2016).
Grua da Cutrale para carregamento da polpa de laranja. (Foto: Patrícia Gomes, 07/05/2016).

Navio graneleiro sendo carregado com soja (Foto:Patrícia Gomes, 07/05/2016).