30 de maio de 2016

PORTO DE SANTOS: HISTÓRICO E FORMAÇÃO.

AS ORIGENS DO PORTO DE SANTOS.

A história do Porto de Santos está atrelada ao desenvolvimento da cidade de Santos, bem como o desenvolvimento econômico do Brasil.
A data de inauguração oficial do Porto de Santos é 2 de fevereiro de 1892, administrado pela Companhia Docas de Santos. Sua posição foi escolhida de modo estratégico, pois a mesma possibilitou no século XVI a proteção da cidade e seu comércio de ataques piratas e corsários ingleses, como o famoso Thomas Cavendish, que segundo documentos e contos orais invadiu a cidade de Santos em 1560.
A relevância econômica do porto de Santos torna-o o principal ponto de escoamento das exportações e importações brasileiras, segundo matéria da Folha de S. Paulo (Folha S. Paulo - Porto de Santos) o Porto de Santos é o 39° maior porto do mundo na movimentação de contêineres (2,446 milhões de teus - unidades equivalentes a contêineres de 20 pés).
O Porto foi responsável pela modernização da orla pois substituiu antigas estruturas rudimentares de armazéns por novos armazéns, que associados a implementação da via férrea da São Paulo Railway Company, possibilitou o aumento gradativo das atividades de comércio Exterior do Brasil.

"Por mais de três séculos e meio, o Porto de Santos, embora tivesse crescido, manteve-se em padrões estáveis, com o mínimo de mecanização e muita exigência de trabalho físico. Além disso, as condições de higiene e salubridade do porto e da cidade resultaram altamente comprometidas, propiciando o aparecimento de doenças de caráter epidêmico. 

O início da operação, em 1867, da São Paulo Railway, ligando, por via ferroviária, a região da Baixada Santista ao Planalto, envolvendo o estuário, melhorou substancialmente o sistema de transportes, com estímulo ao comércio e ao desenvolvimento da cidade e do Estado de S. Paulo. 
(...)Em 1980, com o término do período legal de concessão da exploração do porto pela Companhia Docas de Santos, o Governo Federal criou a Companhia Docas do Estado de S. Paulo-Codesp, empresa de economia mista, de capital majoritário da União. 

Em 2013, o Porto de Santos superou a marca dos 114 milhões de toneladas movimentadas, antecipando em um ano a projeção base para 2014 que era a movimentação de 112,6 milhões de toneladas." (Fonte:Histórico do Porto de Santos


Sacaria de café utilizada na exportação de café no Porto de Santos (Foto: Patrícia Gomes, 07/05/2016).
Imagens históricas do Porto de Santos (Ilmara Assis, 07/05/2016)
Imagem histórica no Museu do Café: Primeiras grandes obras no Porto de Santos (Foto: Erik Fonseca, 0705/2016).






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